Medio ambienteNoticias

Carla Rodrigues – Embaixadora ETMA para o Valor “Respeito à Comunidade e Meio Ambiente”

5 junio, 2021 No Comments

Nomeada como Embaixadora ETMA para o valor “Respeito à Comunidade e Meio Ambiente”, Carla Rodrigues recorda que “foi um momento feliz perceber esse reconhecimento pelos meus colegas porque, como responsável do Departamento de Ambiente e Segurança, a minha principal função passa por sensibilizar e dinamizar os colegas e a organização para a proteção do ambiente”.

Nesse sentido, entende que esta nomeação dever-se-á também ao facto de “os colegas de trabalho terem percebido que, efetivamente, faço a ponte entre o que é o dia a dia de trabalho na ETMA e o esforço de fazermos melhor dentro das possibilidades da organização para irmos de encontro ao equilíbrio sustentável”.

Esta tem sido também a preocupação que Carla Rodrigues tem mantido desde 2007, ano em que integrou o Departamento de Qualidade da empresa, tendo também dado apoio na Área de Engenharia Industrial e, passado um ano, assumido a atual função de Diretora do Departamento de Ambiente e Segurança. Para além disso, destaca ainda que, “a par destas funções que exerci ao longo dos anos, um dos meus grandes focos foi também a implementação dos diversos sistemas de gestão quer de qualidade (IATF 16949), como de ambiente”.

AÇÕES QUE REFLETEM RESPEITO À COMUNIDADE E MEIO AMBIENTE

Consciente da importância da preservação do meio ambiente e da sua responsabilidade para com os seus colaboradores e a comunidade circundante, a ETMA tem vindo, desde há muito anos, a atualizar e complementar continuamente a sua Política Ambiental, cujas boas práticas ambientais em curso podem ser consultadas clicando aqui. Este é um exemplo demonstrativo da preocupação diária da empresa em contribuir com mecanismos e comportamentos que diminuam os impactes ambientais.

Neste contexto, com o objetivo de “procurar influenciar para o Respeito à Comunidade e Meio Ambiente”, Carla Rodrigues tem a preocupação de, ao longo do ano, acompanhar e desenvolver na ETMA diversas ações no sentido de “dinamizar, inspirar e apoiar a proteção do meio ambiente”, partilhando essas mesmas atividades pelos canais de comunicação digital da empresa, entre os quais as redes sociais. Isto porque entende que “para a empresa é importante envolver os colaboradores na partilha da responsabilidade ambiental”, tendo sido já disso exemplo, este ano, a propósito do Dia Mundial da Água, a “oferta de uma garrafa em material eco-friendly, alertando simultaneamente não só para o bem escasso que é a água, como também para a redução de desperdícios de plástico”.

Como salienta, “o nosso compromisso do Respeito à Comunidade e Meio Ambiente é um assunto importante e deve ser encarado com muita seriedade. No entanto, acredito que podemos trabalhar os nossos valores quer a nível pessoal ou coletivamente com leveza e boa disposição”. Por isso, cumprindo com o seu papel de Embaixadora ETMA, e com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora hoje (5 de junho), irá desenvolver já no próximo dia 07 de junho, junto dos colaboradores da empresa um Quiz Ambiental, “através do qual abordaremos as boas práticas ambientais, sensibilizando todos os membros da organização, desde a Administração até ao ‘chão de fábrica’”.

O VALOR “RESPEITO À COMUNIDADE E MEIO AMBIENTE” E O SEU SIGNIFICADO NA ETMA

“Assegurar um Espírito Solidário e Unido com o objetivo de fazer o bem à Comunidade. Implementar boas práticas ambientais, reduzindo os efeitos adversos resultantes da atividade e protegendo o meio ambiente.

Clique aqui para conhecer alguns exemplos de práticas na empresa que refletem este valor.

Brevemente, a ETMA apresentará mais um dos seus Embaixadores, bem como as ações que tem vindo a desenvolver e que projeta para o futuro no sentido de incrementar os valores e a cultura organizacional da empresa.