NoticiasRESPONSABILIDAD SOCIAL

ETMA faz a diferença na vida das crianças e jovens do Instituto Monsenhor Airosa

15 enero, 2021 No Comments

O reforço das ações de Responsabilidade Social foi um dos compromissos assumidos pela ETMA ao longo de 2020, cujo balanço positivo resultou, em grande parte, do desafio lançado aos seus colaboradores no sentido de escolherem uma instituição de solidariedade social que gostassem de apadrinhar.  A Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens, uma das respostas sociais do Instituto Monsenhor Airosa (IMA), foi, assim, a causa social selecionada e para a qual foram desenvolvidas diversas dinâmicas.

Desde já, a Administração da ETMA agradece não só a abertura que teve por parte do IMA, mas também todo o empenho e contributo dos seus colaboradores para esta causa. Uma atitude reveladora de que, de facto, nesta empresa “Juntos somos mais fortes!”

Ao longo de 2021, sob o lema Improving Lives, a ETMA continuará a desenvolver ações de solidariedade junto da comunidade, pelo que, em breve, anunciará a nova instituição que irá apadrinhar, uma vez mais escolhida pelos seus colaboradores.

Por enquanto, e porque entende importante realçar o papel de todos, sejam empresas ou pessoas em particular, no empenho em procurar fazer da vida dos outros um mundo melhor, a ETMA apresenta, através deste artigo, o balanço das atividades desenvolvidas junto do IMA.

Criado há 150 anos, o IMA, localizado em Braga, começou como casa-abrigo para acolher mulheres em dificuldades que queriam dar um novo rumo à sua vida. Atualmente, o IMA continua a orientar o seu trabalho para o feminino, embora o tempo tenha alterado as necessidades, às quais as respostas da instituição se adaptaram, apresentando hoje uma Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens, um Lar Residencial para mulheres adultas com deficiência, e um Lar de Idosas.

Sendo uma das necessidades mais prementes do IMA tornar os seus espaços físicos mais acolhedores, um dos principais objetivos da ETMA passou pela intervenção na sala de estar da Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens. Hoje, esta área de lazer e convívio tem novo mobiliário e uma nova pintura, fruto do empenho, do voluntarismo e da generosidade dos colaboradores, sempre com o apoio de retaguarda dos administradores da ETMA.

A ETMA recebeu também a visita de alguns destes jovens, com o principal objetivo de lhes proporcionar o contacto com o mundo do trabalho, sensibilizando-os para as decisões do seu futuro profissional, ao lhes apresentar profissões que, atualmente, se identificam com maior empregabilidade.

Mas não só! Diversas foram as campanhas desenvolvidas e, mais ainda, os bens angariados que permitiram proporcionar momentos muito felizes às crianças e jovens do IMA.

IMA ENALTECE EMPENHO DOS COLABORADORES DA ETMA

Numa breve conversa informal com os responsáveis do IMA, que decorreu na sala de estar intervencionada pela ETMA, foi possível conhecer o balanço do IMA sobre as dinâmicas desenvolvidas junto desta instituição.

Desde logo, Gonzaga Dinis, Presidente da Direção do IMA, realçou “toda a benfeitoria realizada pela ETMA”, fazendo um “balanço muito positivo deste ano de apadrinhamento” junto destas crianças e jovens. “Uma entidade como a ETMA foi capaz de se deixar despertar por esta causa e de vir colaborar ativamente”, acrescentando que “as ações realizadas se traduziram, de facto, em atitudes e comprometimento”. Algo com uma “importância ainda maior pelo facto de não ter sido uma mera decisão da Administração da empresa, mas que revelou a capacidade mobilizadora e o empenho dos seus colaboradores para uma causa social como é a do IMA”.

Gabriela Silva, Diretora Técnica da Casa de Acolhimento de Crianças e Jovens, reforçou este balanço positivo ao “agradecer a dedicação e o esforço da ETMA e dos seus colaboradores”, sublinhando como momento alto do apadrinhamento “o dia em que vieram pintar a Sala de Estar, onde hoje nos encontramos, e que permitiu estarem mais próximos dos vossos afilhados”.

Apesar do cenário de pandemia que a todos surpreendeu em 2020, “a ETMA não desistiu e quero agradecer-vos por isso”, realçou Gabriela Silva. “Iniciativas como a vossa marcam de facto a diferença, não só pelos bens materiais e financeiros que doaram a estas crianças e jovens, mas sobretudo porque lhes permitiu mostrar que há uma outra realidade, que há pessoas lá fora, na comunidade, que se preocupam com eles e não os tratam de forma diferente porque estão institucionalizados”.

Para a ETMA este foi o melhor elogio que poderia ter recebido. Saber que marcou pela positiva e pela diferença cada uma daquelas crianças e jovens. E tal como referiu Gabriela Silva, contribuir para que “olhem para o presente e construam um futuro diferente e melhor, fazendo com que a sua história de vida não se repita e que eles não deem à sua descendência o mesmo trajeto que, infelizmente, eles tiveram de viver”.

Também Isabel Costa classificou a iniciativa da ETMA como “louvável e levada a bom porto em todos os aspetos”. Sempre com uma “palavra de agradecimento”, a Diretora Técnica do Lar de Idosas e do Lar Residencial do IMA realçou um “obrigado de coração pelo vosso empenho e dedicação que foram notáveis”, acrescentando que “estes jovens vão estar-vos gratos por tudo o que por eles conseguiram fazer”.

Por seu lado, Lurdes Pereira, Diretora Interna do IMA, valorizou o lema que a ETMA quis imortalizar no quadro que ofereceu ao IMA e que passou a constar numa das paredes da sala de estar da Casa de Acolhimento.

Conhecendo o IMA há mais de 20 anos, onde começou como voluntária, reconhece que “ao longo destes anos, não vimos muitas iniciativas semelhantes às da ETMA. A vossa atitude poderá ser demonstrativa também de um tempo novo, de que a humanidade, se calhar, está a começar a despertar”. E acrescentou que “é de reforçar o vosso empenho e a vossa atitude porque marcam a diferença. O IMA por si só poderia mobilar esta sala, mas não seria a mesma coisa. O que aqui aconteceu mostrou a estes jovens que esta casa não é fechada, é uma casa com as portas abertas a uma comunidade que também se preocupa com eles”.

 

 

ETMA DESAFIA OUTRAS EMPRESAS A DAREM CONTINUIDADE AO APOIO AO IMA

As necessidades das diferentes respostas sociais do IMA continuam, pelo que a ETMA lança também o repto a outras empresas e/ou particulares que queiram também contribuir para esta causa.

Mais concretamente sobre o Lar Residencial e o Lar de Idosas, o IMA destaca como principal necessidade o desenvolvimento de mais ações de voluntariado por parte da comunidade, tais como o simples gesto de alguém de fora da instituição levar estas utentes a passear pela cidade. Embora com os constrangimentos que, atualmente, o cenário de pandemia tem infligido neste tipo de ações, o desafio fica lançado.

GALERIA DE IMAGENS DE ALGUMAS DAS CAMPANHAS REALIZADAS: