No contexto empresarial, possui Qualidade aquilo que está adequado ao seu propósito e às suas especificações. Desta forma, poder-se-á dizer que Qualidade é o equilíbrio entre as necessidades e expetativas dos clientes e o padrão que a organização se propõe a entregar. Ou seja, é entregar o que foi prometido.
No caso específico da ETMA, o seu Departamento da Qualidade tem sido a chave para criar um processo de otimização do produto, ao longo do qual o risco deverá ser mínimo e as perdas impercetíveis.
Ao longo deste artigo procurar-se-á demonstrar as ferramentas utilizadas pela ETMA que pretendem garantir a qualidade das peças entregues aos clientes.
O DEPARTAMENTO DE QUALIDADE DA ETMA
Sendo certo que todas as organizações devem concentrar-se na melhoria contínua do seu desempenho e das suas capacidades, também a ETMA, no sentido de garantir a qualidade das peças que produz, dispõe de uma direção de Qualidade com uma equipa especializada.
São funções do Departamento de Qualidade da ETMA:
- Validar set up das máquinas
- Controlar o produto e o processo através de ensaios dimensionais
- Monitorizar a capacidade dos processos produtivos
- Garantir a conformidade das peças e o sistema de qualidade
- Gerir os equipamentos de medição
- Realizar estudos MSA
- Analisar desvios e determinar as causas-raiz
- Definir plano de ação e adotar programas de melhoria contínua
- Cumprir indicadores e métricas de qualidade
- Promover a utilização das ferramentas da qualidade
- Sensibilizar toda a organização para a importância da Qualidade
Toda a organização encontra-se certificada pelas normas de gestão de qualidade:
- ISO 9001:2015 (desde 1993)
A ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente que foi criada para certificar o Sistema de Gestão da Qualidade e determinar quais são os requisitos para a implementação desse sistema numa empresa.
- IATF 16949:2016 (desde 2010)
A IATF é uma certificação de qualidade para o setor automóvel.
Atualmente a IATF é uma especificação técnica obrigatória para todos os que pertencem à cadeia de produção automóvel.
O PAPEL DA GESTÃO DA QUALIDADE NA ETMA
Entende-se por Gestão da qualidade o exercício de supervisionar as atividades, tarefas e processos (entradas) utilizados na criação de um produto ou serviço (saídas) para que possam ser mantidos dentro de um padrão alto e consistente.
Considerando que a Gestão da Qualidade funciona com o recurso a tecnologias, estratégias assertivas e à participação intensa dos colaboradores, de um modo geral, poder-se-á sintetizar da seguinte forma as principais componentes da Gestão da Qualidade:
- Planeamento da Qualidade;
- Garantia da Qualidade;
- Controlo da Qualidade;
- Melhoria da Qualidade.
CONTROLO DE QUALIDADE ATRAVÉS DE SOFTWARE PRÓPRIO DESENVOLVIDO PELA ETMA
No âmbito do controlo dos registos de qualidade dos seus processos produtivos, a ETMA desenvolveu e implementou, o seu próprio software de controlo de Qualidade, através do qual todos os dados de inspeção se encontram centralizados com análise imediata.
O SRQ – Sistema de Registos de Qualidade é, assim, um dos muitos exemplos de que, na ETMA, a orientação para o cliente e para as suas necessidades é uma prioridade. Cada vez mais os clientes são mais exigentes e rigorosos, pelo que a importância que é dada à questão da qualidade é prioritária, procurando a empresa estar sempre na vanguarda e na procura da qualidade máxima das peças que produz.
Todos os dados de inspeção encontram-se centralizados num servidor com análise imediata em SPC (Statistical Process Control).
O PAPEL DO DEPARTAMENTO DE QUALIDADE JUNTO DO CLIENTE
Na ETMA, o foco da Qualidade é o Cliente, sendo com esta máxima que o Departamento de Qualidade lida diariamente, prestando apoio sempre que ocorre um problema de qualidade, desde o início até ou fim. Ou seja, desde o problema à solução!
E é com esta postura de colaboração que a equipa de Qualidade da ETMA realiza todo o tratamento da reclamação, quer do ponto de vista dos planos de contenção para salvaguardar o Cliente, quer da análise de causas do problema e de planos de ações para evitar novas ocorrências, utilizando para tal ferramentas como:
– Análise de Causas
– Plano de Ações de Contenção
– 5 Porquês
– Diagrama Ishikawa
– Plano de Melhoria
– Diagramas de Paretto
– Análises Estatísticas
Assim, é no sentido de garantir que o erro não se volte a repetir que é realizada a análise em 8D, posteriormente comunicada ao Cliente, apresentando um plano de ações e realizada a verificação da eficácia desse mesmo plano.
EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO
A evolução da ETMA está, assim, intrinsecamente ligada à constante aposta no progresso tecnológico, apostando em metodologias e equipamentos inovadores que adquire no mercado, contando desde há algum tempo também com a contribuição e desempenho do seu próprio Departamento de I&D.
Neste sentido, e aproveitando o know-how interno para o desenvolvimento das suas próprias ferramentas de controlo de qualidade, a ETMA tem vindo a desenvolver equipamentos de medição artificial que permitam controlar, de forma rápida e dedicada, a produção de cada peça.
Em síntese, na ETMA, o investimento contínuo no controlo de qualidade tem como principal objetivo definir e padronizar a produção do início ao fim, tornando possível detetar falhas no dia a dia e, assim, melhorar e padronizar processos.