zprávy

“Na ETMA sempre tive a oportunidade de progredir”

28 května, 2021 No Comments

Hélder Gomes integra uma família ligada à ETMA desde há longas décadas. O avô foi o primeiro a vir trabalhar para a empresa, ainda sob a liderança do fundador Mário Rodrigues da Costa. Seguiu-se o pai que aqui trabalhou durante 40 anos, dois tios e, em anos mais recentes, a irmã e alguns primos. Um percurso familiar de três gerações que tem acompanhado, igualmente, o crescimento da empresa que é liderada atualmente pela sua 3ª geração.

Conhece a ETMA desde muito novo. Teria ainda uns 14 anos quando já acompanhava o avô nas férias escolares e, juntamente com outros adolescentes, quase em jeito de brincadeira, começavam a ter a primeira experiência nesta atividade. “Naquela altura era muito comum nas empresas, os miúdos nas férias acompanharem os familiares no trabalho. Se calhar, até estorvávamos mais do que fazíamos, mas, de facto, era um gosto e vínhamos para aqui todos contentes”, recorda Hélder.

A este respeito, Hélder destaca ainda o facto de poder ter tido a oportunidade de trabalhar, lado a lado, com o pai. “Naquele tempo não dava valor, mas agora que ele saiu e se reformou, sinto que foi muito importante para mim, até pela influência positiva que teve sobre mim e pelos conselhos que diariamente me transmitia. Foi do melhor que me poderia ter acontecido!”

Entretanto, foi prosseguindo os estudos, tendo tido ainda uma experiência profissional na ETMA, durante seis meses. Findo este período, optou por realizar um curso profissional no Mazagão, terminado o qual passou pela experiência profissional noutras empresas. “Só depois é que regressei à ETMA em definitivo. E aqui estou há 20 anos”.

Ao longo destas duas décadas, a sua progressão de carreira tem sido sempre no sentido ascendente. Iniciou o seu percurso como controlador da Qualidade, no setor de Torneamentos, tendo posteriormente passado pelas restantes funções desse departamento.

É por volta de 2008 que passa para o Planeamento – estampagem nas prensas. Experiência que lhe vale, ainda hoje, o reconhecimento do colaborador que mais sabe de cor todas as referências dos produtos e que são já mais de mil. “De facto, ainda hoje me ligam a perguntar o código de algumas peças”, sublinha Hélder, acrescentando que, “com o passar do tempo, fui assumindo o planeamento dos outros processos produtivos, até ao ponto de assumir o planeamento todo da fábrica”. Há dois anos, “fui convidado a assumir a chefia do sector de Torneamentos”.

Quando questionado sobre o sentimento de evolução da sua carreira dentro da empresa, revela que “desde que entrei na ETMA, deram-me sempre a oportunidade de progredir”. Aliás, acrescenta que “seja de uma forma mais lenta ou mais rápida, a todos é dada essa oportunidade de progressão. E por mais pequena que esta possa parecer, a empresa ‘puxa’ por nós nesse sentido”.

Também a própria evolução da ETMA nestes últimos 20 anos parece ter contribuído para o crescimento profissional de Hélder. Como refere, “a empresa está totalmente diferente, a todos os níveis. O salto tecnológico e de mentalidade foi enorme”.

E sobre o que significa para si a ETMA, responde prontamente que “é uma família. Passamos cá tantas horas que acabamos por criar laços quase tão fortes como os familiares. E eu até tive a oportunidade de reforçar os meus próprios laços familiares, tendo tido o privilégio de trabalhar com o meu pai. Estou feliz por estes 20 anos!”, conclui.


“Mais do que um colega, considero o Hélder um amigo. Como colaborador é um ativo muito válido e importante para a empresa. Ao longo do tempo, tem tido a capacidade de se adaptar às novas funções para as quais tem sido desafiado. Quando comecei a trabalhar na ETMA vi de imediato as suas capacidades e o seu conhecimento alargado da produção, pelo que o ‘raptei’ para o Planeamento, tendo sido durante muito tempo como que ‘um braço direito’. Com a sua passagem para a chefia do setor de Torneamentos deixamos de estar no mesmo espaço físico, mas a nossa ligação continua muito próxima. Seja como pessoa ou como profissional é honesto, sempre disponível e pronto a ajudar. Desejo-lhe sempre o melhor!” – Nuno Faria, Diretor de Logística


Parabéns Hélder pelas duas décadas de dedicação à ETMA. Empenho, flexibilidade e dedicação são algumas das qualidades que melhor o caracterizam enquanto profissional. É com imenso orgulho que a ETMA se revê em colaboradores como o Hélder. Obrigado a si, e à sua família, por também fazerem parte da nossa história!