zprávy

Nuno Faria – Embaixador ETMA para o valor “Flexibilidade”

21 května, 2021 No Comments

“Inicialmente surpreendido com a nomeação” para Embaixador do valor “Flexibilidade”, Nuno Faria confessa que, embora se “reveja nos principais aspetos que representam este valor”, o sentimento de surpresa já “evoluiu para outro de maior responsabilidade e de espírito de maior compromisso para continuar a pô-lo em prática”.

Questionado sobre as razões que conduziram a este destaque pelos colegas de trabalho, o Diretor de Logística da ETMA considera que, porventura, “terá sido feita uma associação à flexibilidade inerente às funções” que tem vindo a desempenhar ao longo dos 17 anos de colaboração na empresa.

De facto, o crescimento profissional de Nuno Faria tem-se desenvolvido a par da evolução da empresa, seja na procura da constante adaptação às mudanças, seja na incorporação de novas realidades. Um caminho de crescimento paralelo, pautado por uma permanente flexibilidade face a novos desafios. “Desde que cá entrei, assisti a uma evolução significativa na forma de trabalhar da ETMA. Iniciei esta caminhada através de um estágio curricular, do curso de Engenharia Mecânica, e, desde essa altura, o meu progresso e o próprio crescimento da empresa têm sido indissociáveis”.

Nuno Faria recorda, assim, a capacidade que ele próprio foi demonstrando, ao longo de quase duas décadas, em se adaptar a diferentes áreas da empresa, revelando, sem margem para dúvidas, a sua enorme capacidade para a flexibilidade. Como sublinha, “procuro sempre dar e fazer o meu melhor dentro da empresa. Gosto de dar suporte aos meus colegas naquilo que acham que eu posso ajudar e faço isso, maioritariamente, sempre de bom grado”. E acrescenta que “todos, dentro da ETMA, nos devemos reger pelos valores da empresa. Estes devem ser intrínsecos a todos e, claro, todos os colaboradores devem incorporar também o valor da Flexibilidade”.

AÇÕES QUE REFLETEM FLEXIBILIDADE

No papel de Embaixador ETMA, Nuno Faria tem vindo a incrementar e a dar continuidade a uma atitude que sempre desempenhou dentro desta organização, em particular no que respeita à digitalização da empresa. Como sublinha, “do meu lado, o meu contributo continuará a ser o de dar a minha opinião e o meu ponto de vista sobre algumas evoluções que são necessárias e contribuir, eventualmente, para as aplicações informáticas que estamos a desenvolver”.

De uma forma resumida, uma das ações desenvolvidas, e em que revelou flexibilidade, prendeu-se com o eclodir da COVID-19. Durante este período, o seu contributo tem sido muito importante para as tomadas de decisão da empresa na reação à pandemia, em particular na rápida e eficaz “adoção de ferramentas informáticas para comunicação à distância”, como é o caso do recurso à plataforma Microsoft Teams. “Na altura não éramos experts, mas desde aí temos vindo a aprimorar a nossa capacidade na comunicação, quer interna entre colaboradores, quer externa no contacto com os clientes”.

Imagem ilustrativa da utilização da ferramenta PowerBI, para a qual Nuno Faria tem vindo a dar o seu contributo.

Em curso estão, igualmente, outras ações relacionadas com alguns processos como o Planeamento Avançado APS e o PowerBI, bem como outras melhorias mais cirúrgicas, por exemplo, ao nível da Expedição.

Neste último caso, Nuno Faria refere que “tem vindo a ser melhorado o processo de picking“ e que, “futuramente, outra das áreas nas quais teremos interesse em evoluir será ao nível do sistema de traking”.

Ainda neste contexto, um dos próximos passos da empresa passará pela “integração de um sistema de comunicação eletrónica com os clientes, denominado EDI – Electronic Data Interchange”. Como nos explica Nuno Faria, “trata-se de um processo eletrónico automático, sem necessidade de introdução manual, com o qual a ETMA já havia dado alguns passos no passado e que agora está a retomar”, uma vez que “cada vez mais temos solicitações nesse sentido”.

O VALOR “FLEXIBILIDADE” E O SEU SIGNIFICADO NA ETMA

“É condição essencial do ecossistema da ETMA a capacidade de adaptação às constantes mudanças no mundo. Promover a adaptabilidade como sinónimo de inteligência e pensamento estratégico num clima cooperativo onde todos se sentem convidados a contribuir, expondo com mais liberdade, perante novos desafios que possam tornar as atividades mais eficientes.”

Clique aqui para conhecer alguns exemplos de práticas na empresa que refletem este valor.

No próximo mês de junho, a ETMA apresentará mais um dos seus Embaixadores, bem como o trabalho que está a desenvolver para o incremento do valor que representa na cultura organizacional da empresa.