NOUVELLESRESPONSABILITÉ ENVIRONNEMENTALE

ETMA Metal Parts aposta no reforço contínuo do caminho da sustentabilidade ambiental

28 avril, 2020 No Comments

A preocupação com o meio ambiente é, cada vez mais, pedra fundamental no caminho da sua preservação, seja a partir da prevenção da poluição, seja através da utilização racional dos recursos necessários ao desenvolvimento de qualquer atividade produtiva e económica.

Postura esta que, ao acarretar para uma empresa maiores exigências ao nível da responsabilidade e da retribuição para com o meio social e cultural envolvente, contribui, igualmente, para a melhoria das condições de vida dos seus colaboradores e da comunidade onde se insere, bem como para o desenvolvimento sustentável da região, do país e, até mesmo, do planeta.

Consciente da importância da preservação do meio ambiente e da sua responsabilidade para com os seus colaboradores e a comunidade circundante, a ETMA tem vindo, desde há muito anos, a atualizar e complementar continuamente a sua Política Ambiental.

Exigência, rigor e inovação são valores que a ETMA defende e que impõe como condição fundamental para um desenvolvimento sustentado e sustentável. E é, ao subscrever os princípios de uma Atuação Responsável, a que a empresa tem vindo a conduzir a sua atividade.

Assim, a ETMA reafirma o seu empenhamento em:

  • Identificar e minimizar impactos ambientais e riscos decorrentes da sua atividade;
  • Estabelecer e controlar objetivos e metas ambientais definidos no plano de gestão ambiental, garantindo os meios necessários ao seu cumprimento. E, para isso, melhorando continuamente o seu desempenho ambiental.
  • Promover a utilização racional e eficiente de matérias-primas, energia e recursos naturais;
  • Formar e motivar os seus colaboradores na aplicação de boas práticas ambientais;
  • Influenciar clientes, fornecedores e parceiros na assunção de comportamentos e práticas ambientais e sociais responsáveis

BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM CURSO

  • EPTARI – pré-tratamento das águas residuais industriais

   Imagens: Dell’acqua

 A água é um bem essencial à vida e como tal, há que preservar e tomar medidas de contenção no seu uso e, sempre que possível, assegurar o seu tratamento após utilização, nos diversos processos produtivos.

Sendo a ETMA uma empresa ambientalmente responsável, quis ir mais além na sua responsabilidade ambiental, implementando todas as medidas que assegurem que, ao nível do tratamento dos seus efluentes, está ao nível do que melhor se faz, nesta área.

Assim, na ETMA, a EPTARI – Estação de Pré-Tratamento de Águas Residuais Industriais é essencial para tratar as águas resultantes do processo de galvanização, pois a mesma transforma-se em água residual. Para tal, necessita de ser tratada para, posteriormente, ser descarregada no coletor municipal, conforme a legislação vigente para o meio ambiente.

Por outras palavras, a EPTARI está preparada para o tratamento dos efluentes industriais, removendo tratamento físico-químico, ou seja, os diversos contaminantes onde se destacam os vários metais decorrentes do processo de produção da linha galvânica.

Neste contexto, ao longo dos anos, a ETMA tem vindo a investir largamente na implementação das melhores técnicas disponíveis no tratamento dos seus efluentes industriais, com um grau de automação que lhe permite monitorizar o sistema de tratamento à distância, sem ter de se deslocar à EPTARI – Estação de Pré-Tratamento de Águas Residuais Industriais.

   Imagens: Dell’acqua

Pela importância deste equipamento, já no 2º semestre de 2017, a ETMA procedeu à renovação da EPTARI existente nas suas instalações, tornando-a uma estrutura mais segura e renovada tecnologicamente, e ainda atual nos dias de hoje.

Para além de a ETMA ter acesso interno, tem também a assistência técnica à EPTARI por parte da empresa Dell’acqua. A solução encontrada possibilita à ETMA antever problemas e/ou situações de intervenção que rapidamente são solucionados, por intervenção conjunta dos seus técnicos ou dos técnicos da Dell’acqua.

  • Painéis fotovoltaicos – implementação em duas fases

Outra das apostas da ETMA tem sido na área das energias renováveis. Certificada desde 2010, pela norma NP EN ISO 14001, a ETMA compromete-se com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

Em 2015, a ETMA investiu em painéis fotovoltaicos, uma aposta de grande importância para a empresa uma vez que a energia solar é, do ponto de vista ambiental, uma energia limpa e sustentável.

Numa segunda fase, em 2019, a ETMA reforçou a instalação de mais painéis fotovoltaicos, em resultado da constatação de que estes são uma opção sustentável de geração de energia, capaz de proteger o meio ambiente e salvaguardar os recursos naturais para as próximas gerações.

  • Resíduos – reutilização e valorização

A ETMA tem já em curso a adesão ao serviço MEWA que possibilita a reutilização dos panos de limpeza das máquinas da empresa. Todos os panos sujos são recolhidos e lavados de forma ambientalmente correta, permitindo a redução de produção de resíduos perigosos.

De salientar que, em 2019, todos os resíduos resultantes da atividade da ETMA foram enviados para operador licenciado, dos quais 79% foram submetidos a operação de valorização e 21% foram submetidos a operação de eliminação.

PRÓXIMOS PASSOS PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

 

 

 

 

Consciente da emergência ambiental em que se vive, e no contexto do Sistema de Gestão Ambiental que implementou, a ETMA, ao longo de 2020, irá colocar em prática o planeamento de novas boas práticas ambientais, preventivas e mitigadoras, assegurando o cumprimento de requisitos legais.

Um dos maiores desafios da sociedade é, sem dúvida, evitar a degradação do meio ambiente e a contaminação dos mananciais de água e do solo.

A possibilidade de utilização de resíduo como matéria prima tem sido umas das principais fontes economicamente viáveis e ecologicamente corretas para algumas empresas que adotam a reciclagem ou a utilização de material reciclado no seu processo produtivo.

  • Cumprimento da Política dos 3 Rs

A ETMA encontra-se já a implementar internamente, junto dos seus colaboradores, o cumprimento deste objetivo:

REDUZIR

  • Redução do consumo de papel

A ETMA encontra-se já a implementar a meta de redução do número de impressões em papel ao estritamente necessário, assim como a dar continuidade ao uso de papel reciclado. E, deste modo, contribuir de duas formas para a preservação do ambiente.

Em 2018, a ETMA contabilizou um total anual de 267 543 impressões, tendo logo no ano seguinte alcançado uma redução na ordem dos 5%, com o cálculo das impressões a situar-se nas 253 891.

Perante este esforço já alcançado, a ETMA pretende, em 2020, elevar a percentagem de redução para 10%.

Em primeiro lugar, cada gabinete/departamento da ETMA irá analisar e verificar, em equipa, se os documentos que imprime são necessários para arquivo ou se se trata meramente de impressões desnecessárias.

Passada esta fase, cada responsável de cada gabinete/departamento comunicará ao departamento de Ambiente da ETMA as ações que pretende desencadear para a redução do uso de papel.

Outras ações, simples, mas preciosas, estão, igualmente, a ser transmitidas a todos os colaboradores. Alguns exemplos:

  1. Configurar as impressoras para economizar papel:
    • Imprimir obrigatoriamente frente e verso;
    • Imprimir obrigatoriamente preto e branco.
  1. Utilizar a tecnologia para evitar impressões desnecessárias:
    • Incentivar os colegas para que não imprimam documentos que, depois de lidos, serão descartados e não arquivados;
    • Estimular os colegas a utilizar métodos digitais para ler documentos que seriam descartados.
  • Redução do consumo de plástico

Mesmo não sendo possível eliminar a totalidade do consumo de plástico, é possível reduzi-lo substancialmente. Em 2019, a ETMA utilizou 1950 kg de plástico no embalamento de mercadorias, pelo que, em 2020, compromete-se a reduzir este número.

O primeiro passo já começou a ser dado no início deste ano e consiste em encontrar alternativas às embalagens utilizadas atualmente.

Para o sucesso desta ação, a ETMA conta com a colaboração e contributo dos seus clientes.  Até porque o cumprimento deste objetivo só será possível com o seu apoio e parceria.

Assim, para breve, já a ser pensada uma campanha de incentivo junto dos clientes, com o objetivo de contribuir para a redução do uso do plástico na sua atividade industrial, encontrando, em conjunto, alternativas ambientalmente responsáveis à sua substituição.

REUTILIZAR

Antes de colocar os papéis para reciclar, conferir se não há outra forma de reutilizar.

Pretende-se que as folhas descartáveis sejam entregues no departamento de Ambiente para que, posteriormente, sejam transformadas em blocos de anotações.

RECICLAR

Colocar o papel que não se reutiliza no papelão disponível em todos os departamentos.

Um compromisso de todos!

A qualquer hora, a qualquer momento, por mais pequeno que seja o gesto no sentido da proteção do meio ambiente, será sempre um comportamento que fará a diferença. É dever de todos nós contribuir o mais possível para o desenvolvimento sustentável. Seja a título individual ou coletivo, nas nossas casas ou nos locais de trabalho, as consequências dos nossos atos determinarão a qualidade do futuro das próximas gerações.

A ETMA, e os seus colaboradores, já estão a dar o seu contributo.