NOUVELLES

Susana Agra – Embaixadora ETMA para o Valor “Respeito pelas Pessoas”

5 mars, 2021 No Comments

Embaixadora ETMA para o valor “Respeito pelas Pessoas”, Susana Agra sublinha ter sido uma “surpresa, mas ao mesmo tempo um sentimento de orgulho esta nomeação por parte dos colegas de trabalho”. Consciente do seu importante papel na empresa e na relação com os restantes colaboradores, a Diretora dos Recursos Humanos já iniciou o ano com a implementação de ações que potenciem a reflexão sobre este mesmo princípio e que agora ficam registadas neste artigo.

Recorde-se que a eleição dos “Embaixadores dos Valores ETMA” resultou de uma dinâmica realizada, em 2020, junto dos colaboradores da empresa, cujo principal objetivo passou pelo desafio do reforço dos Valores e das Ações que na empresa os refletem, bem como pela nomeação dos colegas que entendem ser os melhores representantes de cada um desses princípios que refletem a cultura organizacional da ETMA.

É neste contexto que Susana Agra afirma ter ficado “contente pelo facto de os meus colegas de trabalho verem em mim uma pessoa que se preocupa com eles. O que, efetivamente, é uma preocupação que eu tenho. No meu dia-a-dia de trabalho, como responsável pelos recursos humanos, procuro demonstrar que só havendo preocupação e respeito para com o outro, podemos ser também respeitados”. E, acrescenta, “respeitar as pessoas e promover o respeito nas relações de trabalho e pessoais que surgem em ambiente profissional é também o meu papel. No meu trabalho diário procuro promover este valor, bem como estar atenta e perceber alguma situação em que esse valor não esteja a ser cumprido para poder intervir atempadamente, tentando ajudar a resolver essa situação”.

DINÂMICA “RESPEITAR É…”

Em fevereiro deste ano, já no papel de Embaixadora ETMA, Susana Agra deu a cara pela ação que consistiu na colocação de dois placares nas instalações da empresa, em Braga e em Sequeira, nos quais os colaboradores foram desafiados a escrever o que para si significa respeitar o colega de trabalho. Após uma considerável participação, os cartões preenchidos pelos colaboradores foram guardados num álbum para consulta e memória futura da ETMA.

À esquerda: um dos placares utilizados na dinâmica “Respeitar é…”. À direita: Susana Agra apresenta o resultado final desta dinâmica

“São ações como esta, desenvolvidas ao longo do tempo, que levam as pessoas a refletir sobre esta temática do respeito pelo outro. Neste caso concreto, as opiniões foram muito diversificadas, umas com mais sentido do que outras, outras mais generalistas. Mas, no final, o que também importa destacar é que os colaboradores sintam que também a empresa se preocupa com esta questão. E participar não é perder tempo do nosso trabalho, mas sim dedicá-lo também a fomentar este valor, torná-lo mais visível e dar oportunidade de os colaboradores darem o seu input sobre o que é o respeito na relação de trabalho”, destaca Susana Agra.

“RESPEITO PELAS PESSOAS” E O SEU SIGNIFICADO NA ETMA

“Agir de forma honrada, com princípios morais no que respeita aos direitos de todos os colaboradores, valorizando-os como indivíduos sem discriminação.”

Na ETMA, são exemplos de práticas que refletem este valor:

  • Criação de dinâmicas internas na empresa, junto dos colaboradores, com a finalidade de os envolver e levar a participar ativamente na reflexão dos valores da ETMA. Em 2020, destacaram-se atividades como:

_Elaboração por cada um dos responsáveis de Setor de uma mensagem dirigida à sua equipa de forma a valorizar os seus elementos como pessoas e como profissionais.

_Construção de um puzzle nas instalações da empresa, através do qual foram sendo, mensalmente, relembrados os seus valores e os colaboradores convidados a refletir sobre a importância dos mesmos. No sentido de tornar esta dinâmica ainda mais ativa, foi dada a possibilidade aos colaboradores de também eles sugerirem novas ações e/ou comportamentos que possam ser desenvolvidos dentro da empresa para incorporar, incrementar e reforçar a prática destes valores.

_Nomeação dos colegas de trabalho que melhor representam cada um dos princípios que refletem a cultura organizacional da empresa.

  •  Valorização das competências dos colaboradores, destacando o seu desempenho, como um dos principais objetivos da ETMA. Desde 2018 que tem vindo a ser desenvolvida e melhorada uma Política de Benefícios que inclui:

_Plano de Saúde

_Protocolos e Parcerias

_Incentivos à produtividade

_Incentivos às recomendações de melhoria

_Eventos e team building

_Reconhecimento de carreiras

_Entre outros

Ao longo de 2021, a ETMA continuará a promover ações que potenciem os seus valores e para as quais será solicitada a intervenção dos seus Embaixadores, no sentido de serem também eles influenciadores junto da restante comunidade da empresa. Pelo que, brevemente, o trabalho de outro dos Embaixadores dos Valores ETMA será divulgado.